Apresentação das obras “7 bancos, 7 histórias” e “Contos ASSESTA – Água” Tertúlia da Associação de Escritores do Alentejo

A ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com o Município de Odemira, vai promover uma tertúlia na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, para apresentação dos livros “7 bancos, 7 histórias” e “Contos ASSESTA – Água”, com a participação dos autores dos diferentes contos, no próximo dia 30 de novembro, a partir das 15.00 horas,. Em simultâneo, será apresentada uma exposição com as ilustrações dos livros.

A obra “7 bancos, 7 histórias” reúne os sete contos produzidos pelos participantes na oficina de escrita “Vamos falar de escrita de ficção”, realizada no final de 2018 pela ASSESTA e pelo Município de Odemira. Um grupo de sete escritores muito heterogéneo, com diferentes perspetivas da escrita e da vida, deu origem a sete contos que resultaram no livro “7 bancos, 7 histórias”. São autores Ana Tendeiro, Artur Matos Efigénio, Beatriz Lamas, Carolina Gonçalves, Fernando Évora, Ksenia Meschanova e Sílvia de Sousa Pinto.

A obra “Contos ASSESTA – A Água” junta 13 narrativas que refletem o ADN criativo dos associados e a sua intima ligação ao território e às vivências das pessoas que lá moram, com prefácio do Professor Galopim de Carvalho. Os autores dos contos são Dora Nunes Gago, E.S. Tagino, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Luís Contente, Luís Godinho, Luís Miguel Ricardo, Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Mercedes Guerreiro, Napoleão Mira e Vítor Encarnação. A associação justifica que “Água é um tema umbilicalmente ligado às emoções da região. A água em excesso, a água que escasseia, a água que se acumula nas barragens, a água que trespassa a imensidão de Alentejo pelos canais que afugentam o sequeiro e os pesadelos das gentes….” Este projeto contou com o apoio das autarquias de Aljustrel, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira, Ourique e Serpa e da empresa Delta.

About the Author

Produtor cultural de vocação e profissão. O jornalismo vem a reboque do seu sentido de justiça apurado e pela procura da verdade. O Amor e o Humor fazem parte da sua vida. Escreve de acordo com o AO 1990.

Leave a Reply