Estatuto Editorial

O Mercúrio é um jornal de informação geral que cumpre a lei de imprensa e assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas.

O Mercúrio é um jornal de âmbito regional, em suporte papel, com periodicidade mensal, e digital com atualização semanal ou sempre que a relevância da informação o justifique.

O Mercúrio pretende contribuir para o desenvolvimento do concelho de Odemira e a sua génese espelha uma necessidade da sociedade local.

O Mercúrio é responsável apenas perante os seus leitores. É livre e independente – política, económica, social, religiosa e culturalmente - generalista, pluralista e isento, procura a verdade e subordina-se aos factos e acontecimentos e exerce o direito de os selecionar, relatar, interpretar e relacionar.

O Mercúrio não confunde notícia com opinião, defende o rigor, recusa o sensacionalismo mas não se coíbe da sua capacidade criativa editorial, das suas convicções e de emitir opinião.

O Mercúrio informa e assegura à comunidade o direito a ser informada contribuindo para a existência de uma opinião pública conhecedora, ativa e interveniente, condição fundamental para uma sociedade aberta e democrática.

O Mercúrio proporciona o debate e a controvérsia das grandes questões regionais, encoraja a participação cívica e valoriza a liberdade de pensamento e de expressão.

O Mercúrio dedica um espaço à opinião, que será sempre assinada por quem a produzir, dando ao leitor perspetivas diferentes sobre as grandes questões regionais e promove o debate com os leitores mas reserva-se o direito de intervir na seleção dos conteúdos que considerar ofensivos ou que desrespeitem as normas morais, cívicas e democráticas que emanam deste estatuto.