ROTA VICENTINA

400 boas razões para se meter ao caminho

2015-06-03
Rota Vicentina celebra três anos de existência e inaugural mais 50 km de percursos pedestres no concelho de Odemira

Germinada no ano de 2008 e inaugurada em 2012, a Rota Vicentina é hoje uma das grandes atrações do sudoeste português, com fileiras de turistas de todo o mundo que vão chegando cada vez mais a este território para descobrir a natureza pura da costa alentejana e vicentina. Celebrando por esta altura o terceiro aniversário da abertura oficial dos primeiros trilhos, a Rota dá um passo em frente, abrindo caminho para mais uma mão cheia de percursos desenhados no concelho de Odemira. Assim, aos iniciais 350 km de caminhos sinalizados entre Santiago do Cacém e o Cabo S. Vicente, passa agora a contar com mais um tracejado de cerca de 50 km, nos denominados “percursos circulares”, totalizando assim 400 km, tudo para percorrer a pé.

 

Para além do Trilho dos Pescadores, sempre junto à costa, e do Caminho Histórico, que atravessa o território do sudoeste de Portugal pelo interior passando por pequenas quintas, florestas de montado, lugares e aldeias, a Rota Vicentina integra agora na sua rede, mais cinco pequenos trilhos em Santa Clara-a-Velha, Sabóia, S. Luís, Troviscais e Almograve.

 

PARA ALÉM DE UMA MÃO CHEIA DE PERCURSOS

A Rota Vicentina é hoje uma Associação totalmente dedicada à gestão e manutenção dos trilhos, mas também à sua promoção e desenvolvimento, que conta com mais de 120 empresas associadas, incluindo operadores turísticos internacionais, e uma rede de voluntaries e padrinhos que, em conjunto, garantem o bom funcionamento da Rota, a par de ações de sensibilização e outras iniciativas à responsabilidade do projeto.

 

Hoje, o projeto é badalado em todo o mundo, já perdeu a conta quanto às reportagens e artigos publicados em toda a imprensa nacional e estrangeira, em mais de 10 idiomas, conseguindo conquistar a atenção do público sobre esta costa, realçando os seus atributos naturais e valores culturais.

 

Celebrado que está mais um aniversário, que aconteceu no passado dia 11 de maio, a Rota tem tido a agenda cheia, com várias caminhadas de apresentação destes novos percursos às comunidades locais. O próximo encontro vai realizar-se no dia 6 de junho, com a apresentação do Percurso Circular de Troviscais ao Mira, numa iniciativa integrada no programa da FEI~TUR 2015 – Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza, que decorre em Vila Nova de Milfontes entre os dias 5 e 7 de junho. Consulte o site da Rota em rotavicentina.com e inscreva-se, no final há ainda um petisco (€5) para retemperar as forças.