ICNF visita empresas da AHSA

O impacto visual dos tĂșneis foi o tema em destaque

2016-03-11
O primeiro objetivo desta vinda foi conhecer as diferentes realidades da horticultura no concelho de Odemira

A Engª Valentina Calixto, Diretora do Departamento de Gestão de Conservação e Florestas do Algarve, que tem a tutela do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), visitou algumas empresas hortícolas instaladas no Perímetro de Rega do Mira (PRM) e PNSACV no passado dia 3 de março, a convite da AHSA - Associação dos Horticultores do Sudoeste Alentejano.

 

O primeiro objetivo desta vinda foi conhecer as diferentes realidades da horticultura no concelho de Odemira e as empresas visitadas foram a Maravilha Farms, produtora de frutos vermelhos em túneis; a Vitacress - Quinta da Azenha,  produtora de saladas ao ar livre; e a Atlantic Growers, produtora de tomate e pimento em estufa.

 

A principal preocupação demonstrada pelo ICNF – PNSACV está relacionada com o impacto visual dos túneis utilizados na produção hortícola.

 

As referidas entidades estão de acordo quanto à melhor forma de minimizar esse efeito que passa pela implementação de cortinas de abrigo, para enquadrar os túneis na paisagem tendo, ao mesmo tempo, a função de corta-vento e de corredores ecológicos.

 

O ICNF-PNSACV demonstrou inteira disponibilidade para discutir as várias possibilidades de projetos relacionadas com a instalação dessas cortinas.

 

Valentina Calixto veio acompanhada por Nuno Grade, Chefe de Divisão de Gestão, Ordenamento e Fiscalização, por Carlos Martins Chefe de Divisão do Departamento de Licenciamento e Avaliação de Projetos, por Paulo Ventura e José Paulo Fonseca técnicos do PNSACV.