ROTA VICENTINA

Leading Quality Trails distingue Caminho Histórico da Rota Vicentina

certificação deixou orgulhosa toda a equipa

Arquivo Rota Vicentina
2016-06-17
Foi necessária a implementação de algumas melhorias e ajustes

No passado mês de fevereiro, o Caminho Histórico da Rota Vicentina foi distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe” (LQT), da responsabilidade de ERA (European Ramblers Association), integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa, segundo site oficial da Rota Vicentina.

 

A entrega formal daquele prémio a Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina, realizou-se no passado dia 9 de junho de 2016, por mão de Armand Ducornet, vice-presidente da ERA. Marta Cabral considera que esta é “mais uma data para a história do projeto”.

 

Para Armand Ducornet Portugal “é um país que esconde riquezas naturais, históricas e gastronómicas suscetíveis de atrair muitos caminhantes”.

 

Armand Ducornet, que se deslocou propositadamente para este feito, considera que é “uma honra integrar esta Rota nos LQT”. Ducornet transmite ainda as felicitações da Presidente da “Fédération Française de la Randonnée Pedestre” (FERP), Lis Nielsen, que considera uma “ousadia a realização do projeto Rota Vicentina”.

 

“A FERP representa cerca de 60 federações nacionais ou regionais em 30 países da Europa, o que significa, mais de 30 milhões de caminhantes organizados”, segundo comunicado de Ducornet.

 

O processo para a obtenção do selo LQT, no caso do Caminho Histórico e segundo fonte da associação Rota Vicentina, “a certificação foi usada como método de avaliação da sua qualidade enquanto percurso pedestre, tendo todos os critérios sido cumpridos com distinção. Foi necessária a implementação de algumas melhorias e ajustes, num processo de melhoria contínua que irá prosseguir ao longo dos próximos anos”.