REGATAS

Terra de Vasco da Gama recebe prova de grandes veleiros

Regata Tall Ships passa por Sines em 2017

2016-08-22
A Turismo do Alentejo, a Câmara Municipal de Sines e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinaram um protocolo de parceria para captação, financiamento e realização do festival náutico

Imagine uma corrida transatlântica de sete mil milhas náuticas durante cinco meses, em seis países diferentes. Agora acrescente a isto a participação prevista de 25 grandes veleiros, barcos de grande envergadura, alguns com uma longa história, envolvendo 1000 tripulantes de 20 países. É este o resumo da regata RDV Tall Ships 2017, cuja escala em Sines acontece de 28 de Abril a 1 de Maio de 2017, na frente marítima e terminais portuários da cidade, com uma previsão de participação de 25 grandes veleiros, envolvendo 1000 tripulantes de 20 países.

 

A organização descreve Sines como “um grande porto no Atlântico” e lembra que é a terra natal de Vasco da Gama, navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia liderando uma esquadra de naus.

 

O montante do investimento com as componentes de suporte, organização, produção, animação e promoção do evento está estimado em 615 mil euros.

 

Nos termos de um protocolo assinado recentemente para a organização do evento em terras portuguesas, à Turismo do Alentejo compete contratar os serviços necessários à organização e gerir a candidatura a fundos europeus - programa Alentejo 2020. O município garante condições logísticas “em terra”, fundamentais à realização e organização do evento. A APS garante as condições operacionais e de abrigo para a recepção dos veleiros e parte das condições necessárias à realização das componentes náutica e terrestre do evento, nas áreas sob sua jurisdição.

 

Espera-se que o evento atraia a Sines largos milhares de visitantes e que contribua para o “reforço do posicionamento da região nos mercados da náutica de recreio e de lazer internacionais”, refere o texto do protocolo.

 

Recorde-se que a edição deste ano, que comemorou os 60 anos da regata, fez escala em Santa Apolónia, em Lisboa. 

 

Mais informação sobre a regata em www.rdv2017.com/en/tallshipsregatta/ 

 

Por Ricardo Vilhena (não usa AO)