CONCURSOS

Santa-Clara na final das 7 Maravilhas

Resultados no início de setembro

2017-07-17
Santa Clara-a-Velha passou à fase final da votação. Zambujeira do Mar é candidata a melhor Aldeia de Mar

A aldeia de Santa Clara-a-Velha e a aldeia de Dornes são as primeiras finalistas às Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias Ribeirinhas. Santa-Clara-a-Velha, aldeia do interior do concelho de Odemira, situada perto da barragem de Santa Clara, foi a mais votada, juntamente com Dornes, aldeia de Ferreira do Zêzere.

 

A votação para escolher as sete aldeias preferidas dos portugueses começou no dia 9 de julho, na gala apresentada por Carlos Malato e Catarina Furtado, transmitida pela RTP directamente a partir de Santa Clara-a-Velha, em Odemira.

 

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira destacou que a vitória é motivo de “muita satisfação e orgulho para as gentes da terra”.

 

Nesta primeira gala estiveram a concurso outras cinco aldeias da categoria Ribeirinhas: Aldeia da Luz (Mourão), Escaroupim (Salvaterra de Magos), Furnas (Povoação, Açores), Sete Cidades (Ponta Delgada, Açores) e Vilarinho de Negrões (Montalegre).

 

Anfitriã da festa, a aldeia branca e florida de Santa Clara-a-Velha, festejou a vitória e espera agora pela Declaração Oficial das Sete Maravilhas de Portugal, no dia 3 de setembro no Piódão, em Arganil.

 

O concelho de Odemira tem mais uma aldeia candidata a “maravilha”, a Zambujeira do Mar, que concorre na categoria de “Aldeias de Mar” no dia 23 de julho.

 

A eleição das Sete Maravilhas de Portugal está organizada em sete galas eliminatórias por categoria. As 49 aldeias a concurso são votadas por chamada telefónica durante as galas emitidas pela RTP todos os domingos do mês de julho e agosto, a partir das 21h. Em cada gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação. No dia 27 de Agosto, será transmitido um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas galas anteriores e dá-se então início a uma semana inteira de votação. As sete aldeias vencedoras serão conhecidas no primeiro domingo do mês de setembro.

 

por Beatriz Silvestre