OPINIƃO

Ida sem volta

Por Karl Moosdorf

2017-08-22
A CP nos oferece uma ida sem volta!

Quem quer viajar de comboio a partir da estação Santa Clara - Sabóia já há alguns anos que pode utilizar o Alfa-Pendular. Este comboio sai desta estação às 07:59 h da manhã e chega a Lisboa-Entrecampos às 09:56 h. É um modo de viajar quase perfeito – confortável, económico, amigo de ambiente, rápido e ainda por cima permite aproveitar o tempo da viagem para trabalhar, ler ou descansar.

 

Mas quase perfeita… Porquê?

 

Quem tem de viajar frequentemente a Lisboa – como o autor destas palavras – gostaria muito de poder aproveitar/usufruir do serviço disponibilizado por este comboio, mas a verdade é que habitualmente não o faz. Pois, apesar de todas as vantagens enumeradas, o ultimo comboio a sair de Lisboa de regresso a Santa Clara sai às 17:40 h. Em muitos casos isto é cedo demais. Reuniões ou eventos profissionais não terminam tão cedo e é ainda necessário considerar o tempo para chegar à estação, pois o comboio parte à hora.

 

A solução para este problema já existe: o mesmo comboio Alfa-Pendular que passa de manhã em direcção a Lisboa, regressa à noite saindo de Lisboa às 18:31 h, uma hora mais razoável para quem vai tratar de assuntos profissionais à capital, no entanto… este comboio não pára na estação de Santa Clara!

 

Quer isto dizer que, em vez de nos disponibilizar uma viagem perfeita, a CP nos oferece uma ida sem volta!

 

O que podemos fazer? Em tempos de eleições podemos falar com os representantes da Câmara e das Freguesias para reunir forças e apelar à empresa responsável pelo comboio - a CP. E cada um de nós pode também ir ao website da CP ( www.cp.pt ), clicar em “Contactos” e utilizar o botão “Sugestões e reclamações” para solicitar a paragem do Alfa-Pendular das 18.31 h na estação de Santa Clara.

 

Eu já o fiz e a resposta da CP é que “vamos alterar o horário conforme as necessidades e os pedidos dos nossos clientes”.

 

Como na expressão “Quem não chora – não mama!” vamos todos efetuar o pedido para ver o resultado! Vá ao site e experimente, uns cliques podem mudar esta situação!

 

Karl Moosdorf