AMBIENTE

GERAÇÃO DEPOSITRÃO

9º Edição

2017-08-22
Damião de Odemira no top das Escolas que mais contribuíram para a recolha de resíduos

A 9.a edição da Geração Depositrão chegou ao fim e as cerca de 900 escolas e entidades envolvidas recolheram 413 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas em fim de vida, o que se traduz num donativo superior a 6000 euros a entregar à Operação Nariz Vermelho. Segundo a Entidade Gestora de Resíduos (ERP), as escolas do distrito de Beja foram responsáveis pela recolha de mais de 26 toneladas de resíduos, o que equivale a mais de 18% do donativo. A Escola Damião de Odemira, em conjunto com outras entidades locais, figura no top da tabela de resultados, tendo conquistado o primeiro lugar da tabela de peso de resíduos com mais de 16 500 kg. Entre os resíduos coletados ao longo do ano letivo no distrito de Beja, contam-se mais de 125 frigoríficos, 100 grandes eletrodomésticos e 40 televisores. 

 

Em comunicado ao MERCÚRIO, Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, admitiu que “o compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação”. 

 

A Geração Depositrão é um projeto que resulta da parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas, e tem como objetivo formar e informar crianças e jovens acerca da importância do adequado encaminhamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de pilhas e acumuladores. Na 9.a edição desta iniciativa todas as escolas do país foram desafiadas a realizar atividades de sensibilização para a deposição correta dos resíduos e pilhas usadas, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. Para além de sensibilizar os alunos e a comunidade para a importância da reciclagem, este projeto contou ainda com uma vertente solidária: ao recolherem os resíduos, as escolas estavam a contribuir para o donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho, cuja missão é tornar mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas, com visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas dos hospitais do país.   

 

Beatriz Silvestre