ECONOMIA

Água Petróleo e Minas

Um ponto da situação

2017-11-05
1 passagem por 3 temas

O problema da água, em São Luís, o eventual furo da GALP/ENI para procurar petróleo junto à costa alentejana e a intenção de haver uma exploração mineira de uma subsidiária portuguesa de uma empresa turca. Estes foram três temas sobre os quais o MERCÚRIO pediu ao presidente da câmara um breve ponto da situação

 

Água em São Luís

Na Águas do Alentejo está neste momento em curso um período de análise de propostas de construção da solução que vai levar água de Milfontes para São Luís. Foi-nos adiantado que a obra será iniciada em 2018. Entretanto foi efectuado, antes do Verão, um furo de reforço cuja qualidade da água é muito melhor do que aquela que até aí estava a ser fornecida e que não tem dado problemas de cádmio.

 

Petróleo

A providência cautelar que a câmara municipal apresentou foi recusada pelo Tribunal Administrativo de Lisboa. Já apresentamos recurso, não concordamos com os argumentos. É um trabalho para continuar a ser feito.

 

Minas

Demos dois pareceres sobre o assunto, pedidos pela Secretaria de Estado respectiva. 

Um desfavorável, que tem a ver com uma área no Parque Natural. Foi votado unanimemente em sessão de câmara e espero que seja respeitado.

O outro pedido envolve uma área muito pequena do concelho de Odemira, na zona de São Martinho das Amoreiras, ficando a maior parte no concelho de Ourique. A essa demos parecer favorável.

 

por Ricardo Vilhena