E SE ALGUÉM SOUBESSE A RESPOSTA?

Saúde, muita saudinha!

Ter problemas de saúde mental não é sinal de fraqueza


Por:Maria Monteiro

2017-12-11
A adversidade faz parte da nossa experiência de vida. São situações difíceis, de perda, conflito, privação comuns a todos os seres humanos

Saúde mental “é a forma como os nossos pensamentos, emoções e comportamentos afectam a nossa vida. Uma boa saúde mental leva a uma auto-imagem positiva donde resultam relações com os amigos e os outros que nos satisfazem. Ter uma boa saúde mental ajuda-nos a tomar boas decisões, a lidar com os desafios da vida, em casa, no trabalho ou na escola”. (link)

 

Ao ler esta definição de saúde mental parece pouco provável que a maioria das pessoas, e eu e você, tenhamos preconceitos ou algum tipo de desconsideração ou desconforto em relação à minha ou à sua saúde mental! Contudo, se analisarmos como lidamos com situações de saúde mental que se deparam na nossa vida pessoal ou das pessoas que nos são próximas, há muitas vezes preconceito, desvalorização das queixas e mesmo negligência. (link

 

Quando partimos uma perna ou temos uma infecção urinária, o que fazemos? Vamos procurar ajuda, consultamos um médico, ouvimos as recomendações, tomamos medicamentos e as medidas necessárias para sararmos, para ficarmos em equilíbrio novamente. Temos vergonha ou receio de dizer que estamos com uma perna partida? Que temos dores e que não nos sentimos bem?

 

E quando se trata de uma depressão, de ataques de pânico, de um distúrbio alimentar? Quando ouvimos vozes dentro da cabeça, quando continuamos a fazer mal a alguém ou a nós próprios, sem conseguirmos controlar o nosso comportamento? Alguma coisa está partida dentro de nós, e também nos provoca imensa dor! (link)

 

Nestas situações podemos ter medo, vergonha e sentirmo-nos desconfortáveis quando pensamos em ir falar do assunto, atitude que nos leva a adiar o pedido de ajuda. É importante não esquecer que a saúde mental e a saúde física são indissociáveis, que os problemas de saúde mental são reais e tratáveis e que é natural que a maior parte de nós, durante a sua vida, tenha ou venha a ter problemas de saúde mental. A estatística é interessante! (link)

 

Ter problemas de saúde mental não é sinal de fraqueza. É sinal que estamos vivos e que respondemos às reacções adversas da vida. A adversidade faz parte da nossa experiência de vida. São situações difíceis, de perda, conflito, privação comuns a todos os seres humanos.

 

O desafio é pedir ajuda e voltar a encontrar a nossa paz interior e a nossa habilidade para lidar com os desafios da vida. O maior desafio é mudarmos de atitude em relação à saúde mental, à nossa e à dos outros. É tomarmos atenção à forma como falamos da nossa saúde mental e da dos outros. Desvalorizamos? Adiamos? Sentimos vergonha? Quando falamos das adversidades e os traumas da infância não aceitamos que têm consequências na nossa vida adulta? Passamos a mensagem que temos que ser sempre fortes e sorridentes? (link)

 

A saúde mental é um estado de espírito que nos permite lidar com uma quantidade enorme e variada de desafios que a vida nos traz e esse estado de espírito pode ser, a qualquer momento, destruído por factores de risco ou apoiada por factores protectores.

 

Peça ajuda hoje! 808242424

 

por Maria Monteiro