DESPORTO

Selecção da Bielorrússia treina em Milfontes

Campeões mundiais presentes no Canoe Village

2017-12-11
Atletas internacionais beneficiam de Inverno menos rigoroso em Portugal

Desde o final do mês de Novembro que Vila Nova de Milfontes começou a receber, como já vem sendo habitual, diversas estrelas mundiais da canoagem. O MERCÚRIO apurou que neste momento, entre outros, encontram-se a estagiar no campo de treino do Milfontes Canoe Village, do Duna Parque, a equipa nacional feminina da Bielorússia e o clube alemão Hannoverscher Kanu-Club.

 

A equipa feminina da Bielorrússia conta, entre as diversas atletas de renome na canoagem, com Volha Khudzenka que aos 25 anos acumula já vários títulos: é a actual campeã do Mundo, vice-campeã da Europa em K1 500m e vice-campeã olímpica em K4 500m. Nas águas do rio Mira treinará também Alina Svita, a vice-campeã do mundo de juniores.

 

O clube alemão conta, por seu lado com o Jakob Thordsen, actual campeão do mundo em K2 1000m.

 

Milfontes é destino habitual de vários canoístas profissionais com carreira desportiva internacional. Em Maio, Jan Wiggert Kuijvenhoven, gerente do grupo Duna Parque, revelou ao MERCÚRIO isso mesmo: “Os praticantes internacionais aparecem no Inverno, alguns de grande gabarito, muitos a meu convite pessoal”. Milfontes oferece águas calmas e um Inverno menos rigoroso do que nos países de origem destes atletas, quase todos do Norte da Europa.

 

No átrio junto ao ginásio do Hotel Social, propriedade do Duna Parque, onde treinam também muitos atletas locais, estão várias camisolas de campeões mundiais e olímpicos que já vieram treinar a Milfontes. Jan Wiggert fala com carinho e saudade de todos os atletas à medida que aponta para as molduras. Aqui há, por exemplo, recordações de Natasa Dusev-Janics (três medalhas de ouro nos jogos olímpicos) e de várias equipas alemãs e polacas, campeãs olímpicas e mundiais.

 

Durante os próximos meses, o Milfontes Canoe Village irá continuar a receber várias selecções e atletas de renome mundial, quer no seu centro de treino em Vila Nova de Milfontes, quer no seu centro de treino na Mina de São Domingos, em Mértola.

 

por Ricardo Vilhena