DISTINÇÕES

Presidente dos bombeiros do Cercal e Tall Ships distinguidos pelos media do Litoral Alentejano

Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano | 2017

2017-12-31
O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal, João Ludovico, foi eleito a Personalidade do Ano de 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral.

João Ludovico, 25 anos, foi eleito recentemente presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal tornando-se no primeiro alentejano a liderar aquele órgão e no mais jovem do país. É também presidente da Associação dos Bombeiros do Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, e, no último ano, conseguiu desbloquear a aprovação das verbas para as obras de reabilitação do atual quartel da corporação.

 

Assume ainda o cargo de presidente da Sociedade da Juventude Cercalense que, em 2017, realizou obras na sede da sociedade e recuperou o espaço jovem que passou a prestar apoio a cerca de 30 jovens.

 

Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região, escolheram o evento Sines Tall Ships Festival que se realizou em Sines, entre 28 de abril e 1 de maio,  como o Acontecimento do Ano.

 

Na 'Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano' foram ainda criadas quatro categorias: Inovação, Solidariedade, Desporto e Cultura.

 

Na categoria Inovação, o vencedor foi a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, pela criação do 1º vinho maturado no fundo do mar ao largo de Sines. Na categoria Solidariedade foi distinguida a Paróquia de Santa Maria (Vila Nova de Santo André), pelo constante trabalho solidário no Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lar para Jovens e no trabalho na Cáritas, além de participação em iniciativas solidárias, como a de apoio às vítimas dos incêndios no centro do País.

 

Na categoria Desporto, foi eleito o Hóquei Clube Patinagem de Grândola, pela subida à 1ª divisão, tornando-se na única equipa do Litoral Alentejano a jogar na 1ª divisão. Na categoria Cultura, o realizador siniense Vicente Alves do Ó foi o escolhido pelos órgãos de comunicação social da região pela realização e estreia do filme sobre o poeta Al Berto.

 

Na Personalidade do Ano, Vicente Alves do Ó e José António Falcão foram alguns dos nomeados. No Acontecimento do Ano, as escolhas também recaíram na seca e consequências para a região e para a Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

 

O Orçamento Participativo e o Odemira Empreende, na categoria Inovação; a Associação TAIPA, na categoria Solidariedade; a atleta de Odemira Ana Viegas (futebol) e a atleta siniense, Ana Sofia Sousa (natação) na categoria Desporto e o Festival Músicas do Mundo de Sines, na categoria Cultura foram também alguns dos nomeados.

 

A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha de todos os órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio Mirobriga, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais O Leme, Jornal Sudoeste e Mercúrio e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região. Na votação final participaram ao todo 10 profissionais da comunicação social.

 

Esta foi uma iniciativa de Helga Nobre, do jornal O Leme, que teve o apoio de todos os órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, abrangendo os meios de rádio, televisão e imprensa, e irá, a partir de agora, passar a ser realizada todos os anos.