EXPOSIÇÕES

Biblioteca de Odemira acolhe mostra e concurso de banda desenhada

Exposições, oficinas e Feira do Livro e concurso de BD

2018-01-31
Os quadradinhos do Alentejo e Algarve em destaque na BDTECA de 2018

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe a 12ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada, numa iniciativa promovida pelo município local em parceria com a Sopa dos Artistas (Associação Local de Artistas Plásticos), informa a câmara em comunicado. A iniciativa inclui exposições, um encontro nacional de Sketchers, a realização de uma tertúlia e a exposição final com os trabalhos presentes no concurso de BD deste ano.

 

Durante todo o mês de Fevereiro, decorrerá uma Feira do Livro de Banda Desenhada e Ilustração, com a colaboração da Livraria Dr. Kartoon. Até 8 de Fevereiro está patente ao público a exposição de ilustração do livro “Môças dum cabreste!” de Daniela Viçoso. Entre os dias 10 e 23 de Fevereiro, decorrerá a exposição/instalação de BD, cartoon e ilustração “Um Planeta Resiliente 3 – Fragmentos com Humor de um Planeta não muito distante”, pela mão do criativo que assina como Phermad. Recorde-se que Phermad é director e impulsionador do núcleo de banda desenhada e animação do Algarve. 

 

No dia 23 de Fevereiro, serão dinamizadas oficinas de BD, por Fernando Madeira, dirigidas ao público escolar, sobre o processo criativo e personagens. Para o dia 24 de fevereiro, pelas 9h30, está agendada a oficina “Desenhar, pintar e caminhar em Odemira – Encontro Nacional de Sketchers”, por Filipe Coelho e Fernando Madeira. Pelas 15h terá início a tertúlia “BD a Sul – O Alentejo e o Algarve na BD em Portugal”, com a participação de Paulo Monteiro, Phermad, Filipe Coelho, Daniela Viçoso, Philippe Peseux (pintor e cartunista no MERCÚRIO), Sara Serrão (autora da rubrica “Encontrei em Odemira” no MERCÚRIO) e Luís Guerreiro. Às 17h30, será inaugurada a exposição de trabalhos do concurso de Banda Desenhada e conhecidos os vencedores.

 

O prazo para entrega de trabalhos no âmbito do Concurso de Banda Desenhada decorre até ao dia 16 de Fevereiro, sendo dirigido a maiores de 16 anos. O tema é livre e os trabalhos devem ser apresentados em formato A3, com o máximo de 4 pranchas originais inéditas e em língua portuguesa. Cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. Os concorrentes deverão entregar os seus trabalhos no Balcão Único do Município de Odemira ou enviar para o Município de Odemira, Praça da República, 7630-139 Odemira. As normas estão disponíveis em www.cm-odemira.pt 

 

Ricardo Vilhena (não usa AO)