ESPAÇOS PÚBLICOS

Perigo de derrocada em Odemira

“Buraco” com mais de 30 anos tende a ruir a qualquer momento

2018-03-28
Em plena zona histórica da vila de Odemira, existe um “buraco” que serve de estacionamento entre um edifício e as escadas de acesso ao Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, que pode ruir a qualquer momento

Situado na Rua 5 de Outubro, em pleno coração da vila de Odemira, existe um terreno com mais de 30 anos que apresenta grandes probabilidades de ruir e causar danos.

 

A notícia chega-nos através de um odemirense que nos diz que “a situação piora de dia para dia”, alegando ainda que “para além dos carros estacionados, as escadas dão acesso a casas particulares e ao NDCO, onde agora existe um ATL, sendo frequentado por dezenas de crianças diariamente que ali passam expostos ao risco de colapso do muro”.

 

O MERCÚRIO apurou informações com o Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria, Mário Santa Bárbara, que explicou a situação face aquele espaço. 

 

O terreno, segundo o autarca, pertencia a um senhor que falecera há uns anos. Pouco depois, a Junta de Freguesia decidiu comprar aquele terreno já com o propósito de o reparar.

 

A reparação foi a proposta vencedora no Orçamento Participativo da Freguesia. A Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria recebeu 10.000€ de apoio por parte do Município, assim como apoio técnico à implementação do processo. Já está tudo encaminhado, faltando apenas “o resultado do concurso público dos empreiteiros que irão ficar responsáveis pela obra”, sublinha o autarca.

 

Os OP das Freguesias são dinamizados por elas próprias, deliberativos e com a realização de Assembleias Participativas, tendo a votação ocorrido de Outubro a Dezembro de 2017. 

 

DL