FORMAÇÃO

Vila Baleira Resort recebe para formação alunos da Escola Profissional de Odemira

São já dez os alunos a terem esta experiência na Madeira

2018-03-28
Desde 2017 que a estância hoteleira em Porto Santo conta com alunos da Escola Profissional de Odemira (EPO) nas áreas de Restauração/Bar, Cozinha/Pastelaria e Manutenção. Este ano, junta-se-lhes a área de Comércio.

Três alunos da Escola Profissional estão, neste momento, em formação de contexto de trabalho na ilha de Porto Santo, Arquipélago da Madeira. Esta formação faz parte do plano curricular dos cursos profissionais administrados pela EPO.

 

Os estagiários “são uma mais valia para o hotel uma vez que insere os alunos no mercado de trabalho”, havendo ainda a possibilidade de serem contratados pela entidade acolhedora do estágio curricular, como foi o caso de uma aluna de Cozinha/Pastelaria, diz ao MERCÚRIO Cátia Oliveira, responsável do departamento de Recursos Humanos da Vila Baleira Resort.

 

O desempenho dos alunos da Escola Profissional de Odemira é visto de uma maneira muito positiva pois já contam com alguma bagagem devido às aulas práticas de Restauração/Bar e Cozinha/Pastelaria no Restaurante Pedagógico da EPO.

 

Cátia Oliveira explica que a procura dos estagiários é feita, numa primeira fase, com uma pesquisa prévia das escolas profissionais e hoteleiras que contêm as áreas necessárias para o hotel. De seguida, é feito o contacto com a escola e estabelece-se o protocolo. Só depois são recrutados os estagiários necessários para cada área.

 

Este ano, duas alunas de Técnico Comercial também puderam integrar a equipa do hotel. Após o contacto da docente Ana Lourenço para inserir as estagiárias na receção, de modo a poderem ter uma nova experiência noutro lugar, Cátia Oliveira sugeriu as áreas administrativas “que se enquadram no perfil das meninas”. As alunas odemirenses estão a apoiar as áreas de contabilidade e controlo alimentar.

 

O Vila Baleira Resort, hotel de quatro estrelas, está localizado na primeira linha de praia da ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira. A cinco minutos do centro da vila e do aeroporto, ocupa uma área de 65 650 metros quadrados, constituindo assim o maior complexo equipado da ilha.

 

O complexo turístico possui três áreas distintas: o edifício principal, o Baleira Talassa e Spa e a zona de lazer exterior. Contando, entre as áreas, com restaurantes, bares, piscinas interiores e exteriores, jacuzzi, ginásio, massagens e com algumas atividades tais como animação para adultos e crianças, salão de jogos, anfiteatros, kids club e parques.

 

Este hotel foi originalmente construído por um consórcio de 50 médicos alemães que, ao descobrirem as qualidades das areias da ilha, idealizaram o espaço para receber pessoas de todo o mundo num ambiente com muita tranquilidade.

 

Testemunhos de uma aluna em Formação em Contexto de Trabalho

 

Ana Rita Bernardo, aluna do Curso Profissional de Técnico de Restauração (vertente Cozinha/Pastelaria) realizou o seu estágio no Vila Baleira Resort no ano passado após várias docentes terem apresentado o protocolo entre esta entidade e a escola.

 

A aluna confessa ao MERCÚRIO que decidiu agarrar esta oportunidade porque “não é todos os dias que se tem esta experiência e todos deviam aproveitar estas oportunidades!”.

 

Após um mês e meio de estágio e da aluna ter regressado ao continente, o Vila Baleira Resort contactou-a novamente para o recrutamento de Verão. Ana Rita decidiu aceitar uma vez que já conhecia as condições, explicando também que “é o hotel que cobre todas as despesas de transporte”. Refere ainda que o “hotel tem um ambiente excelente e pessoal muito acolhedor”.

 

Dário Loução (não usa AO)