AUTARQUIAS

Crescimento de Odemira no Índice de Transparência Municipal

Subida de 76 lugares no ranking

2018-04-24
Odemira obteve o 58º lugar no Índice da Transparência Municipal, promovido pela Associação Cívica Transparência Municipal

Odemira obteve o 58º lugar no Índice da Transparência Municipal, promovido pela Associação Cívica Transparência Municipal que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais, através de uma análise à informação disponibilizada nos seus sites

 

O Município de Odemira, face a 2016, conseguiu uma melhoria de 15,25 pontos percentuais no Índice da Transparência Municipal, subindo 76 posições no ranking e passando do 134º para o 58º lugar, entre os 308 municípios portugueses presentes. “Isto, em resultado da disponibilização do seu novo web site e consequente melhor sistematização e disponibilização de informação na página oficial da autarquia”, conforme nota emitida pelo município.

Os resultados de 2017, divulgados pela entidade responsável pelo estudo, apresentam Odemira como o terceiro município mais transparente entre os 47 de todo o Alentejo e o 2º entre os cinco municípios do Litoral Alentejano.

Segundo a mesma nota, “a autarquia odemirense pauta pela sua actuação em pleno respeito e cumprimento da transparência municipal, disponibilizando informação relevante para os munícipes”.

O Índice da Transparência Municipal analisa, em suma, a disponibilização de informação relacionada com a organização municipal, composição social e funcionamento do Município – desde planos e relatórios, impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.   

 

por Dário Loução (não usa AO)

Fonte: CMO