PALAVRA DE PALHAƇO

Comprimido Cultural

Desafio aos Doutores


Por:Enano Torres

2019-04-10
A arte e Cultura abrem os olhos e a alma em muitas perspetivas

Imagine que um dia vais ao Centro de Saúde de Odemira a em vez de uma prescrição para um medicamento ou para uma análise clínica a Doutora Cubana recomenda-te ir ver um filme, um espectáculo de teatro ou que compres o passe para um Festival de Música.

 

Não penses que estas vivendo uma situação surrealista ou que és uma vítima duma piada porque cada vez mais as autoridades sanitárias advertem que a Arte e Cultura melhoram a saúde física e mental

 

Quero pensar que todos somos conscientes do efeito terapêutico que tem tido sobre nós em algum momento da nossa vida, escutar uma canção, ver um filme, assistir a um concerto ou ler um livro interessante

 

A arte e Cultura abrem os olhos e a alma em muitas perspetivas e faz com que sejamos melhores pessoas e que descubramos que a felicidade existe nessas pequenas coisas que alimentam o espírito, que nos fazem cair as lágrimas, tirar um sorriso, faz-nos emocionar.

 

Acredito que cada vez mais haverá um novo esquema através do qual os Doutores vão começar a recomendar aos seus pacientes Arte e Cultura, assim como recomendarem um ibuprofeno ou qualquer antibiótico.

 

Está comprovado cientificamente que o aceso a atividades artísticas e sociais, melhora a saúde física e mental das pessoas, faz com que sejamos mais felizes e saudáveis. Por exemplo as terapias musicais há anos que se aplicam em doentes de Alzheimer com incríveis resultados e respostas emocionais

 

Além de atividades práticas como aulas de arte ou música haverá receitas para visitar museus, assistir a uma peça de teatro ou um centro cultural que estimulem a criatividade pessoal. As receitas vão ser personalizadas pelo que a dose e o destino vão depender dos interesses do indivíduo.

 

Desafio os Doutores com metodologias tradicionais e que se deixam levar por empresas farmacêuticas, para dar um passo em frente para curar as piores enfermidades que existem no mundo, as da a Alma, com terapias através da arte e cultura.

 

Sendo assim, não fique estranho se o seu médico de família lhe recomendar um espetáculo de Rua do Palhaço Enano para curar sua doença.

 

 

Enano Torres