ECONOMIA

Orçamento Participativo de Odemira 2019

Até ao final de junho

2019-05-29
Apresentação de propostas de projetos materiais e imateriais

Até ao final de junho, decorre em Odemira a fase de apresentação de propostas de investimentos públicos para o Orçamento Participativo (OP), no valor global de 500 mil euros, que em 2019 introduz a possibilidade de os cidadãos apresentarem propostas para projetos imateriais.

 

Podem participar no Orçamento Participativo de Odemira todos os cidadãos a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. As propostas devem ser apresentadas em nome individual, através da página online dedicada ao OP (www.op.cm-odemira.pt), no Balcão Único do Município, nos BU´s KIOSK de Colos, Sabóia, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes e nos Encontros de Participação realizados em todas as freguesias. Podem ser apresentadas propostas materiais e imateriais, nas áreas de competência do município, que incidam sobre investimentos de âmbito coletivo.

 

O Município afeta ao processo de OP o montante de 500 mil euros. Deste valor, 250 mil euros são destinados a projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1500 habitantes; os restantes 250 mil euros são para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes. As propostas de natureza material não devem ultrapassar o  valor de 125 mil euros, incluindo os custos de elaboração dos projetos. As propostas de natureza imaterial não devem ultrapassar o montante de 62,5 mil euros.

 

A análise técnica das propostas apresentadas decorrerá entre 1 julho e 15 de outubro, incluindo o período de 10 dias úteis para apresentação de eventuais reclamações pelos interessados. Durante o mês de novembro, a votação estará disponível através de SMS, da página www.op.cm-odemira.pt, no Balcão Único, em Odemira e nas sedes das Juntas de Freguesia.

 

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. Numa lógica “Odemira Concelho 100% OP”, em simultâneo com o OP Municipal, decorrem os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10.000 euros para cada uma das 13 Freguesias.

 

 

Próximos Encontros de Participação sempre às 20h30

3 jun, Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras

5 jun, Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes

12 jun, Grupo Desportivo de Relíquias

17 jun, Junta de Freguesia de S.Teotónio              

19 jun, Centro Sociocultural de Bicos      

24 jun,  Junta de Freguesia de Sabóia

27 jun,  Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, S.Luís          

 

Mais informação em www.op.cm-odemira.pt