MOBILIDADE

Município de Odemira adere ao Projeto Piloto – Transporte a Pedido

Quatro perguntas acerca deste projeto enviadas à CMO por responder

2019-06-19
Um serviço complementar os serviços existentes, em locais onde ele não existe ou é deficitário, nunca se sobrepondo à oferta já existente

Realizou-se dia 30 de maio, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA ), uma sessão de apresentação da Plataforma de Mobilidade Como Serviço do Alentejo – Projeto Piloto “Transporte a Pedido”.

 

Este projeto tem como objetivos disponibilizar uma solução de “Mobilidade Como Serviço do Alentejo”e garantir uma resposta adequada e complementar às necessidades dos cidadãos.

 

O Transporte a Pedido é um serviço disponibilizado pelos municípios aderentes (Moura, Reguengos de Monsaraz, Beja, Odemira e Mértola) que pretende complementar os serviços existentes, em locais onde ele não existe ou é deficitário, nunca se sobrepondo à oferta já existente.

 

No futuro, o objetivo passa por alargar esta plataforma a todos os concelhos da Região do Alentejo, nos quais a CCDRA tem competências de coordenação de políticas regionais.

 

Com a implementação da Plataforma de Mobilidade Como Serviço do Alentejo, espera-se uma transformação digital que sirva também de instrumento de gestão territorial e mobilidade, de forma a garantir uma maior coesão regional.

 

O Instituto da Mobilidade e dos Transporte (IMT), apresentou o fundo que está disponível para o serviço público de transportes para a implementação de Sistemas de Transporte Flexível, o enquadramento legal do “Transporte Flexível” e a participação do IMT.

 

 

4 PERGUNTAS QUE FICARAM POR RESPONDER

 

No passado dia 11 O MERCÚRIO enviou quatro perguntas ao Presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, não obtendo qualquer resposta até à publicação desta notícia.

 

Foram elas:

 

- Do que se trata o “Transporte a Pedido”?

- Quais os motivos para aderir a este projeto?

- Quando e de que forma se irá implementar em Odemira?

- Quais as suas expectativas para este projeto?