FESTIVAIS

Caravela Vera Cruz embarca rumo ao Festival Músicas do Mundo de Sines

Entre 19 e 28 de julho

2019-07-17
No âmbito do projeto Magalhães 500, a APORVELA dará uma oportunidade única de uma verdadeira experiência de mar até Sines na embarcação mais emblemática dos Descobrimentos portugueses.

Lisboa, 10 de julho de 2019 – A APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela – irá promover embarques de e para Sines, onde estará a decorrer o Festival Músicas do Mundo, para todos os que pretendam entender melhor como viviam, comiam e navegavam os exploradores lusos dos séculos XV e XVI. No contexto das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, a Caravela Vera Cruz partirá da Doca de Alcântara no próximo dia 19 de julho e estará de regresso a 28 deste mês.

 

“Todos os que embarcarem connosco viverão por dentro o dia-a-dia de um marinheiro e perceberão quais as principais dificuldades a enfrentar numa atividade deste género. É também uma forma de transmitir, aos verdadeiros entusiastas deste fenómeno, uma ideia do que será a Tall Ships Race Lisboa 2020”, explica José Inácio Junior, Comandante da Caravela Vera Cruz.

 

A agenda para esta iniciativa passa por fazer Lisboa – Sines de 19 a 21 de julho e Sines - Lisboa de 26 a 28 do mesmo mês. Pelo meio, a APORVELA irá realizar o Programa Educativo Magalhães 500 em terra.

 

Aproveitando realização de um dos maiores eventos culturais deste país, procurámos desenvolver mais uma iniciativa que ajude a aproximar os jovens das coisas do mar. É uma forma diferente de viajar até Sines e certamente mais uma experiência inesquecível para juntar ao rol das que terão ao longo dos vários dias de FMM”, justifica João Lúcio, Presidente da APORVELA.

 

A comemoração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães, que durará até 2021 e incluirá navegações por vários países/portos da rota do famoso navegador português, integra-se no projeto “Magalhães: indústrias culturais e criativas”, financiado pelo programa POCTEP de cooperação transfronteiriças Portugal - Espanha que reúne um conjunto de parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia.

 

A Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA) foi fundada em 1980 e tem como objetivos principais fomentar o treino de mar e de vela e o interesse pelas coisas do mar, designadamente na juventude, e promover a preservação do património náutico nacional. Não tem fins lucrativos e foi declarada entidade de utilidade pública. Presentemente, conta com cerca de 500 sócios e dispõe de um escritório em Alcântara.

 

A APORVELA é também responsável pela organização e realização náutica da escala da The Tall Ships Races em Lisboa, sendo membro-fundador da Sail Training International e sua representante em Portugal

 

A Tall Ships Races, iniciada em 1956, consiste numa regata de grandes veleiros, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, e que tem como missão promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

 

A regata é organizada a nível internacional pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus..

 

 

INFORMAÇÃO

  • : 19 a 28 de julho
  • : Lisboa – Sines (19 a 21 de julho – apenas a viagem em mar) e Sines – Lisboa (26 a 28 de julho – apenas a viagem em mar)
  • : Lisboa – Doca de Alcântara e Sines – Porto de Sines
  • : 200€ por pessoa
  • : Só é permitido o embarque a maiores de 15 anos