JUVENTUDE

10 jovens de Odemira participam em intercâmbio na Finlândia

Pretende-se que este grupo de jovens possa dar continuidade ao intercâmbio

2019-08-07
Este intercâmbio veio ao encontro dos objetivos traçados pelo Município para a promoção de oportunidades e de novas competências para os jovens, no âmbito do “Odemira na Europa”

10 jovens do concelho de Odemira participaram no intercâmbio internacional “Hobbies Exchange” que decorreu na Finlândia, entre os dias 14 e 21 de julho, numa iniciativa que contou com o apoio do Municípios de Odemira no âmbito do programa municipal de juventude, “Odemira acredita em ti!”. O objetivo é dar continuidade a este intercâmbio que envolve jovens da Irlanda, Islândia, Finlândia e Portugal.

 

Promovido pela organização finlandesa Virtain Kaupunki, o intercâmbio foi direcionado a jovens com idades entre os 13 e os 17 anos. A ideia partiu de um grupo de jovens finlandeses, que queriam dar a conhecer a jovens de outros países as atividades em que se envolvem nos seus tempos livres, e ao mesmo tempo conhecer como os jovens de outros países ocupam os seus tempos livres.

 

Participaram jovens de Irlanda, Islândia, Finlândia e Portugal, divididos por comitivas de 10 jovens e 2 monitores em representação de cada país, que durante oito dias, viveram, aprenderam, divertiram-se e partilharam experiências na região de Virrat, no sul do país.

 

Este intercâmbio veio ao encontro dos objetivos traçados pelo Município para a promoção de oportunidades e de novas competências para os jovens, no âmbito do “Odemira na Europa”.

 

Desde 2015, a autarquia promove o projeto “Odemira na Europa”, através do qual jovens de diferentes países parceiros europeus se deslocam para o território e jovens de Odemira se deslocam para outros países parceiros, para desenvolverem projetos no âmbito do Serviço Voluntário Europeu.

 

De futuro, pretende-se que este grupo de jovens possa dar continuidade ao intercâmbio, recebendo e visitando os outros países.