Bombeiros de Odemira organizam debate sobre acidentes em meio aquático O seminário realiza-se no Cineteatro Camacho Costa a 9 de Novembro.

DR

Os 50 km de escarpas da nossa costa são propícios a acidentes em meio aquático, especialistas debatem o tema tentando encontrar formas de o evitar

“Acidentes em Meio Aquático” é o tema do seminário agendado para o dia 9 de Novembro, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. O socorro e a componente técnica no teatro de operações, o papel dos agentes de proteção civil e da comunicação social nos acidentes em meio aquático serão os grandes temas em debate e reflexão. A organização é da responsabilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira e do Município de Odemira.

Com cerca de 50 km de costa atlântica, com escarpas e falésias, dezenas de praias e areais isolados, com grande presença humana para fruição balnear, caminhadas e pesca desportiva, o litoral odemirense é frequentemente alvo de notícia devido a acidentes em meio aquático. A par da faixa litoral, também a albufeira de Santa Clara e o rio Mira são foco de preocupação para os agentes de socorro e proteção civil.

A sessão de abertura, que terá início pelas 9.00 horas, contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja e do Comando dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

O primeiro painel de debate será dedicado ao tema “Socorro no Teatro de Operações”, com a participação de representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano / Centro de Saúde de Odemira e dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

“Componente Técnica no Teatro de Operações” é o tema do segundo painel da manhã, com intervenções do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha Portuguesa, da RESGATE – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa e da Escola Nacional de Bombeiros.

“Papel dos Agentes de Protecção Civil no Teatro de Operações” é o tema que abre a tarde de trabalho, com representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Autoridade Marítima Nacional, Unidade Especial de Operações Subaquáticas da GNR e Serviço Municipal de Protecção Civil de Odemira.

A fechar o seminário, o painel dedicado à “Comunicação Social no Teatro de Operações” contará com testemunhos de jornalistas da RTP, SIC, TVI e CMTV.

O evento é inserido comemoração do 84º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Odemira.


FONTE: CM Odemira

About the Author

Em 2015, mercúrio nascia em Odemira como jornal mensal em papel; libertando-se para uma existência apenas digital, com uma presença online renovada e dinâmica, quatro anos depois, corria o mês de Outubro.

Leave a Reply