Damião de Odemira – 10 anos consecutivos a conquistar títulos 1º lugar a nível nacional na 11ª edição da Geração Depositrão

A EB2/3 Damião de Odemira, continua a destacar-se na recolha de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas no âmbito da iniciativa Geração Depositrão, ocupando o 1º lugar do ranking nacional. Ao longo dos 10 anos de participação na Geração Depositrão, esta escola já somou mais de 120 toneladas!
No ano letivo de 2018/2019 foram recolhidas mais de 44 toneladas, no distrito de Beja, com especial destaque também para a EB1 Nº 1 de Saboia.
Estas duas escolas somaram mais de 37,5 toneladas de resíduos, contribuindo fortemente para a representatividade do distrito de Beja a nível nacional, com 9% do total das mais de 470 toneladas recolhidas nesta edição.
A responsável pela Sensibilização e Comunicação da ERP Portugal, Filipa Moita, afirma que “ambas as escolas têm sido destacadas nesta campanha, em edições anteriores, pois a recolha destes resíduos já se tornou um comportamento frequente e automático por parte da comunidade local”.
Filipa realça também a importância de todos os funcionários que colaboram com o projeto para o alcance dos resultados da Damião de Odemira e da importância da escola enquanto epicentro de informação e de comportamento que são replicados pela população da região.
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de Ensino.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.

Sobre a ERP Portugal

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 3 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, tendo a mesma sido renovada a 25 de maio de 2018 (Despacho n.º 5258/2018). A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) Portáteis e Industriais Incorporáveis em Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) foi atribuída pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, em 2010, e renovada através do Despacho n.º 11275-A/2017. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus utentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.

About the Author

Produtor cultural de vocação e profissão. O jornalismo vem a reboque do seu sentido de justiça apurado e pela procura da verdade. O Amor e o Humor fazem parte da sua vida. Escreve de acordo com o AO 1990.

Leave a Reply