Home Eventos Cinema: “Mr. Jones – A Verdade da Mentira”
Câmara Municipal de Odemira

Organizador

Câmara Municipal de Odemira
Website
https://www.cm-odemira.pt
SOBRE O FILME
Cineteatro Camacho Costa

Localização

Cineteatro Camacho Costa
Largo Sousa Prado, Odemira
Categoria

Mais Informações

SOBRE O FILME

Data

21 Fev 2020

Horário

21:30

Preço

4 €

Cinema: “Mr. Jones – A Verdade da Mentira”

A extraordinária história não contada de Gareth Jones, um ambicioso e jovem jornalista galês que viajou para a União Soviética em 1933 e descobriu a chocante verdade por trás da “utopia” soviética e do regime de Estaline.

Em 1933, Gareth Jones, um jornalista galês que tinha entrevistado Adolf Hitler, viajou até à Rússia e registou, contando ao mundo inteiro, a história da fome soviética de 1932/33 e do Holodomor, o genocídio de milhões de ucranianos através da privação de comida. Apesar de só ter autorização para ir até Moscovo, consegue escapulir-se e visitar a Ucrânia.

Embarcando no comboio de Moscovo para Kharkov, desembarca numa pequena estação e parte a pé numa viagem pelo país onde é confrontado, em primeira mão, com os horrores da fome provocada pelas desastrosas políticas de Estaline.

Por toda a parte há pessoas mortas e agentes dos serviços secretos soviéticos determinados a impedir que as notícias sobre a catástrofe cheguem ao público em geral. A colectivização forçada da agricultura resultou em miséria e ruína; o equivalente a um assassinato em massa.

Apoiado por Ada Brooks, uma repórter do New York Times, Jones consegue espalhar as chocantes notícias no Ocidente, desafiando o seu poderoso rival, o jornalista Walter Duranty, vencedor de um Pulitzer e apoiante de Estaline.

A história de Jones é adaptada para o grande ecrã por Agnieszka Holland, cineasta polaca que realizou “Europa Europa” e “Olivier, Olivier”. James Norton ocupa o papel principal, à frente de um elenco que inclui também Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard.

Versão Original – VO (em inglês com legendas em português)


FICHA TÉCNICA

Título original: “Mr.Jones” | Classificação: M/14 | Duração: 141 min | País: Reino Unido, Polónia, Ucrânia | Género: Drama | Data de estreia: 9 JAN 2020 | Realização: Agnieszka Holland | Argumento: Andrea Chalupa, Andrea Serdaru Barbul | Produção: Crab Apple Films, Film Production, Kinorob | Elenco: Fenella Woolgar, James Norton, Joseph Mawle, Kenneth Cranham, Peter Sarsgaard, Vanessa Kirby.

Deixe uma resposta